6 motivos para você investir em anúncios online

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins

Formada em Publicidade e Propaganda; MBA Marketing Branding e Growth

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins

Formada em Publicidade e Propaganda; MBA Marketing Branding e Growth

Entre tantas estratégias existentes do mundo do marketing, uma que já perdura há um bom tempo e segue mostrando resultados efetivos são os anúncios online, também conhecido como tráfego pago.

Os anúncios online tem o poder de alcançar centenas de pessoas e gerar conversões direta, sendo a estratégia com melhores resultados imediatos.

Vamos aos conceitos.

O que é tráfego pago?

Tráfego pago refere-se a qualquer forma de tráfego de anúncios na internet, realizados através de pagamentos feitos à plataformas ou redes de anúncios. Isso inclui, mas não se limita, a anúncios em mecanismos de busca como o Google (via Google Ads), anúncios em redes sociais como Facebook e Instagram (Meta Ads), TikTok (TikTok Ads) e LinkedIn (LinkedIn Ads), e campanhas de display em diversos sites.

Na hora de montar as campanhas de tráfego pago, você escolhe a que público irá direcionar os anúncios, a localização, orçamento a ser gasto, e dependendo da plataforma que você escolher, como será o formato do seu anúncio, em vídeo, foto ou termos de pesquisa.

Diferente do tráfego orgânico, que resulta em um fortalecimento de marca maior, e um aumento de leads mais qualificados, mas traz resultados consistentes mais a longo prazo, o tráfego pago resulta em conversões imediatas e aumenta a presença de empresas que estão começando na internet.

Separamos 6 motivos para mostrar que ainda vale a pena investir em anúncios online.

 1 – Segmentação precisa

Assim como em todas as estratégias de marketing, você precisa conhecer o seu público. Saber qual o perfil dos seus clientes, gênero, localização, faixa etária, interesses e comportamento é fundamental, já que na hora de configurar as campanhas nas plataformas você precisa colocar para qual público o seu anúncio deve aparecer.

Fazer uma segmentação de público-alvo correta evita que você desperdice orçamento com pessoas que não tem interesse em seu produto ou serviço.

2 – Flexibilidade e controle

As plataformas de anúncios te dão total autonomia quanto às campanhas. Você tem controle quanto ao orçamento, pode trocar o anúncio a qualquer momento, refazer a segmentação do público, pausar ou reativar as campanhas, fazer mudanças otimizações de acordo com os resultados.

A flexibilidade do tráfego pago permite que diferentes estratégias sejam criadas e testadas na veiculação dos seus anúncios, buscando o melhor retorno sob investimento (ROI) possível.

 3 – Medição e análise de dados

Todas as plataformas utilizadas para o tráfego pago apresentam métricas de resultado. Isso significa que você consegue ver quantas pessoas foram alcançadas pelo seu anúncio, quantas interagiram com ele, curtindo, comentando ou enviando a alguém, quantas visitas tiveram em seu site ou rede social, quantas conversões, custo por conversão e tantas outras métricas ainda mais detalhadas. Isso permite medir o sucesso da campanha, realizar testes A/B e otimizar as estratégias para melhor desempenho.

4 – Remarketing

Uma das estratégias capazes de se aplicar através do tráfego pago é o remarketing, o que significa alcançar novamente pessoas que já conhecem a sua marca, demonstraram algum interesse por seu serviço ou produto, mas não chegaram a converter.

Imagine que em uma loja física o cliente não está totalmente convencido a comprar um produto, mas um pouquinho de insistência do vendedor o convence. Esse é o princípio do remarketing.

Além de aumentar as chances de conversão, essa estratégia fixa a marca na mente do público, incentivando a fidelização dos clientes e repetidas interações com a marca.

5 – Resultados Imediatos

Como já citado anteriormente, os anúncios online visam resultados mais imediatos e a curto prazo. Enquanto estratégias como SEO e marketing de conteúdo podem levar meses para gerar tráfego e render conversões, o tráfego pago realiza em poucas horas ou dias após o lançamento das campanhas. Isso porque tem como maior objetivo a conversão direta, e não o fortalecimento de marca ou engajamento de público.

6 – Complementaridade com outras estratégias de marketing

Criar uma abordagem de marketing integrada utilizando o tráfego orgânico e pago como complementares tende a ser uma receita infalível.

Os anúncios online podem fazer com que sua marca alcance desconhecidos, e muitas vezes faz com que esses desconhecidos realizem uma compra. O seu conteúdo rico faz com que esse público se tornem clientes fiéis e engajados, gerando valor e renome a sua marca.

Investir em anúncios online continua a ser uma estratégia valiosa no ambiente de marketing digital. Com sua capacidade de segmentação precisa, resultados imediatos, flexibilidade e análise detalhada, o tráfego pago não só aumenta a visibilidade da marca, mas também direciona rapidamente a conversões.

Colocar essa estratégia em prática, de maneira coerente com a sua marca, pode não ser uma tarefa muito fácil. Por isso a Feel conta com um time de especialistas em tráfego pago, e estamos à disposição para alavancarmos as suas vendas.

Assine nossa newsletter!