CRM na prática: porque você deveria implementar no seu negócio

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins

Formada em Publicidade e Propaganda; MBA Marketing Branding e Growth

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins

Formada em Publicidade e Propaganda; MBA Marketing Branding e Growth

A essa altura do campeonato você já deve estar cansado de ouvir que precisa de um CRM, mas você realmente entende o que é esse sistema, quais seus tipos e funções e como aplicar na prática?

Fica até o final que explicaremos tudo o que você precisa saber sobre CRM.

O que é CRM?

De maneira direta: O CRM é uma plataforma de software projetada com recursos específicos para otimizar a gestão do relacionamento com os clientes.

É considerado um sistema de gestão porque busca automatizar por meio das ferramentas do software todo o processo de relacionamento com o cliente, desde o primeiro contato, o atendimento em si, processo de venda e pós-venda e todas as métricas resultantes.

Funções do CRM

O CRM atua principalmente nas áreas de comercial, marketing e análises, de maneira integrada, com funções específicas como:

  • Gestão de contatos, leads e negócios da empresa;
  • Definição e acompanhamento das metas comerciais;
  • Registro completo das interações com os clientes;
  • Elaboração de propostas e contratos personalizados;
  • Coordenação de tarefas e compromissos para gestores e equipe;
  • Definição e acompanhamento das metas comerciais;
  • Análise de indicadores de vendas através de dashboards;
  • Consolidação das informações em um único banco de dados;
  • Relatórios personalizados usando Inteligência de Negócios (Business Intelligence, B.I);
  • Automatização de tarefas
  • Tomada de decisões baseadas em análise de dados.

Se quiser entender um pouco mais sobre os benefícios da realização dessas tarefas feitas pelo CRM, confira nosso outro artigo.

Tipos de CRM e como podem ser aplicados

Existem vários tipos de CRM, cada um com seu conjunto de módulos e ferramentas para otimizar a gestão do relacionamento com clientes. Dependendo das suas funcionalidades específicas, o CRM se divide em quatro categorias principais:

CRM Operacional: Este é o tipo mais comum, essencial para equipes de vendas. Suas funcionalidades incluem automação de vendas, ajudando a melhorar a performance da equipe e os resultados do departamento. Por exemplo, recursos como acompanhamentos automáticos e registros de interações com clientes são indispensáveis. Imagine um vendedor acessando informações chave sobre um prospect, como necessidades e histórico de contato, diretamente no CRM durante uma ligação. Isso otimiza o processo de venda, aumentando as chances de conversão.

CRM Analítico: Voltado para a estratégia do negócio, este CRM analisa e cruza dados, facilitando previsões importantes, como estimativas de vendas. Uma funcionalidade útil, por exemplo, é o painel de desempenho dos vendedores, ajudando a tomar decisões informadas para alcançar metas.

CRM Colaborativo: Este CRM foca na integração entre diferentes áreas da empresa e o cliente. Por exemplo, o marketing gera leads qualificados, a pré-venda os transforma em prospects concretos, e então a equipe de vendas assume. Após a venda, o cliente passa para o atendimento ao cliente e, finalmente, para o customer success, que visa garantir o sucesso do cliente com o produto ou serviço.

CRM Estratégico: Une as funções dos CRMs anteriores para uma visão global do negócio. Este CRM permite identificar falhas e elaborar estratégias para corrigi-las rapidamente. As funcionalidades estratégicas proporcionam ao gestor um controle total do processo, permitindo uma análise profunda de KPIs de vendas, performance individual e produtividade, tudo isso apoiado por Business Intelligence (BI).

💡 Oferecer treinamentos de CRM para sua equipe, para que possam integrar o usos do sistema em suas rotinas e tirar o melhor proveito das ferramentas, é crucial para o sucesso da integração.

CRM aplicado ao Marketing

Quando aplicado e integrado ao marketing, o CRM consegue oferecer ainda mais soluções para sua empresa. Pense que a sinergia entre os departamentos de marketing e vendas é essencial para que ambos os setores persigam um objetivo comum. Na prática, e de maneira geral, significa dizer que as mesmas informações e metas aplicadas a equipe de vendas, podem ser compartilhadas com a equipe de marketing.

Algumas funções do CRM de Marketing são:

  • Gestão de redes sociais: Controle e monitoramento das interações nas plataformas sociais.
  • Análise de métricas de marketing: Avaliação do desempenho das campanhas e conversões.
  • Lead Scoring: Monitoramento e pontuação de leads baseado em sua interação e engajamento.
  • Fluxos de e-mail marketing automatizados: Sequências de e-mails planejados para nutrir e converter leads.
  • Criação de Landing Pages otimizadas: Desenvolvimento de páginas focadas na conversão.
  • SEO (Search Engine Optimization): Ferramentas para melhorar o posicionamento em motores de busca.
  • Integração com CRM de vendas: Sincronização com o sistema de gestão de vendas para um processo de vendas mais eficiente.

💡 Automatizar as atividades de marketing, que muitas vezes são extensas e complexas, otimiza o tempo da equipe e abre espaço para o desenvolvimento de estratégias mais profundas e impactantes.

É fato que o CRM vai além de um luxo ou investimento tecnológico, se tornou uma necessidade para o crescimento do seu negócio. Mas também sabemos que iniciar o CRM é um tanto complexo. Por isso que a Feel, buscando trazer soluções generalizadas aos seus clientes, agora também oferece a implementação do CRM no seu negócio. Se ficou interessado, é só entrar em contato com a gente .

Assine nossa newsletter!