A história por trás da marca de whisky Jack Daniel’s é repleta de desafios e inovações que moldaram o sucesso da empresa ao longo dos anos.
Desde suas origens humildes até se tornar uma das marcas mais valiosas do mundo, a jornada de Jack Daniel’s é fascinante, e nesta edição de entrando no Feeling vamos te mostrar suas principais estratégias de marketing.
As origens de Jack Daniel’s
Em meados do século XIX, durante a Guerra Civil Americana, um jovem chamado Jasper Newton Daniel, mais conhecido como Jack Daniel, perdeu seu pai em combate, ficando órfão.
O pastor Dan Call, acolheu e criou Jack em sua grande fazenda, na qual produzia milho, um dos ingredientes do whisky, e tantos outros produtos. Muito comum na época, além dos trabalhadores assalariados assim como Jack, muitos escravos trabalhavam para o pastor Dan Call.
Nathan Green, um dos escravos de confiança de Dan Call, tinha profundo conhecimento da destilação de whisky, e compartilhou com Jack todos os seus segredos, tornando-se seu mentor e professor no processo de produção de bebidas alcoólicas.
Em 1864, Jack Daniel então criou oficialmente sua destilaria, em sociedade com o proprietário da fazenda Dan Call. Nathan Green foi contratado como chefe da destilaria, sendo peça-chave no que anos depois viria a ser uma das destilarias mais valiosas do mundo.
O marketing da Jack Daniel’s
Desde o início, Jack Daniel investiu na construção de sua marca, registrando sua destilaria e procurando se destacar da concorrência principalmente pela diferenciação e qualidade do produto.
Por volta de 1895, Jack criou a garrafa quadrada, com rótulo preto, reforçando ainda mais seu estilo único, já que na época o padrão eram garrafas arredondadas e sem rótulos.
Mais que um whisky, um estilo de vida
Já falamos algumas vezes por aqui que o segredo para um branding de sucesso, é ter muito claro quais são os princípios e valores fundamentais para marca. Para a Jack Daniel’s duas palavras resumem o que a marca acredita: autenticidade e independência.
Todas as suas campanhas de marketing, bem como toda a construção da marca, foram pautadas nesses princípios, visando ter atitudes coerentes com o que realmente acreditam, e incentivar seus consumidores a fazerem o mesmo. Nesse sentido, uma das campanhas mais marcantes foi a “Make it count”, em tradução livre “faça valer a pena”.
Nas palavras de Caio Almeida, na época gerente de Marketing da Jack Daniel’s no Brasil, “A campanha vem para encorajar os consumidores a tomarem as rédeas de suas próprias vidas. […]
Por termos um DNA tão verdadeiro e único, transitamos entre diferentes tensões culturais, ocasiões e gerações que se identificam com nossos pilares de independência e autenticidade”
O whisky dos Rock Stars
Buscando transmitir essa essência autêntica no estilo de vida como um todo, a marca teve a grande sacada de se associar com movimentos, principalmente do cenário musical, desde o início.
Com a ascensão do rock’n roll e do blues americano nos anos 60, e mesmo punk nos anos 70, o whisky era sempre o preferido dos artistas. Frank Sinatra, renomado cantor de jazz, e Lemmy Kilmister, vocalista da banda Motorhead, foram exemplos de dois artistas assumidamente fãs de Jack Daniel’s.
Até hoje, a Jack Daniel’s é patrocinadora de muitos eventos musicais, e é a favorita entre os fãs de rock e blues. Essa conexão com o público faz com que a marca vá muito além de apenas ter o seu produto consumido, é comum encontrarmos camisetas, acessórios e até tatuagens com o logo do whisky.
Experiências reais
Outro fator muito estimado pela marca é a experiência do cliente. A marca promove experiências reais para seus consumidores, em diferentes contextos, de modo que o ato de beber o whisky nunca será simplista, mas um momento importante, quase um ritual.
Um bom exemplo de uma ação assim, é a campanha Jack Daniel’s BBQ. Reza a lenda, que Jack Daniel reunia toda a cidade para comemorar seu aniversário, servindo churrasco. A marca uniu o marketing a essa antiga tradição e criaram o Jack Daniel’s World Championship Invitational Barbecue, um campeonato mundial de churrasco, associando o momento descontraído de fazer um churrasco com os amigos e a família com o whisky da Jack Daniel’s.
Atualização contínua
À medida que o tempo foi passando e as tendências mundiais foram se transformando, a estratégia de marketing da marca também evoluiu, adaptando-se às preferências do público. Assim novas variantes do whisky surgiram, como Jack Daniel’s Honey, Fire e Tennessee Apple. Isso revela uma visão importante, comum entre todas as grandes marcas: elas conhecem seu público a fundo, e se adaptam conforme esse público muda.
A forte parceria entre a Jack Daniel’s e a Coca-Cola, o Jake & Coke em lata, foi um lançamento feito para agradar parte do público que já tinha o costume de fazer um drink misturando as duas bebidas.
Digitalização da marca
E é claro, assim que iniciou a ascensão do digital, a Jack Daniel’s também conquistou o seu espaço nas redes sociais. Sendo fiel a sua identidade, se conectando com o público autêntico, que gosta do whisky e do estilo de vida que a marca promove. Inúmeras parcerias com influencers foram feitas, cobertura de eventos, como “João Rock” e “Best of Blue and Rock”, além de programas de tv e podcast promovidos pela marca são alguns exemplos do conteúdo gerado.
O Futuro de Jack Daniel’s
Com mais de 150 anos de história e tradição, Jack Daniel’s continua a ser uma das marcas mais icônicas e valorizadas do mundo. Seu legado de qualidade, inovação e autenticidade permanece vivo, conquistando uma legião de fãs das antigas e novas gerações.
E não há segredo: uma marca forte se constrói criando conexões verdadeiras com seu público, de maneira constante, mas sempre se reinventando. Se precisar de ajuda para colocar em prática as estratégias de marketing que vão fazer sua marca ser grande de verdade, entre em contato com a Feel.