5 Erros em seu comercial que faz sua empresa perder dinheiro

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins

Formada em Publicidade e Propaganda; MBA Marketing Branding e Growth

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins

Formada em Publicidade e Propaganda; MBA Marketing Branding e Growth

Uma boa estratégia comercial é fundamental para crescer o seu negócio. É a equipe de vendas que detém o poder de fidelizar o cliente, já que é ela quem tem um relacionamento direto com o público, por isso é um setor que precisa de muita dedicação.

Existem alguns erros muito comuns, que nem empresas grandes e experientes estão escapes, passíveis de minar a eficácia de suas campanhas, e trazer sérios prejuízos à saúde financeira da sua marca. Identificar e corrigir essas falhas é essencial para garantir sua longevidade e relevância no mercado. Aqui exploraremos os 5 erros mais cometidos pelas empresas, que não são difíceis de solucionar, mas precisam ser tratados com atenção.

1 – Falta de Treinamento da Equipe

Um dos erros mais críticos em estratégias comerciais é a falta de treinamento adequado da equipe. Seus funcionários são a linha de frente da sua marca e precisam estar bem equipados com conhecimento sobre os produtos, o mercado e técnicas de venda. Um treinamento deficiente pode levar a uma comunicação ineficaz com os clientes, afetando negativamente as vendas e a imagem da marca.

Lembre-se de sempre atualizar os treinamentos passados à equipe, uma vez que o comportamento do consumidor e os meios de comunicação estão constantemente mudando.

2 – Ignorar a Análise de Dados

Já falamos algumas vezes aqui no blog sobre o poder que análise de dados tem. Desconsiderar esse fator é um grande erro tanto para o marketing quanto para o comercial. Definir os KPIs (indicadores de performance), ter os dados sobre o comportamento do consumidor, eficácia da campanha e retorno sobre o investimento são fundamentais para as tomadas de decisão.

Sem esses insights, as decisões podem ser baseadas em suposições erradas, levando a estratégias mal orientadas e perda de investimentos.

3 – Não conhecer o seu público-alvo

Não saber exatamente qual o seu público-alvo pode desperdiçar toda a sua campanha. Também já citamos algumas vezes aqui a importância de construir a persona do seu cliente ideal, definindo quais seus interesses, desejos, dificuldades, como é sua rotina, seu trabalho, idade, gênero etc.

Saber quem é esse cliente te permite construir uma campanha assertiva, personalizando a comunicação e resultando em bom engajamento e conversões. Isso envolve desde escolher os canais adequados para alcançar o seu público, desenvolver conteúdo que gere conexão, personalizar o seu produto e serviço de modo a entregar uma experiência completa ao seu cliente.

4 – Falta de alinhamento entre Marketing e Vendas  

Esses dois setores da sua empresa precisam estar profundamente conectados. O serviço de um sempre será complementar ao outro. As estratégias de marketing precisam atrair os clientes certos e a equipe de vendas deve estar preparada para convertê-los.

Quando essas áreas não estão em sintonia, pode haver falta de clareza quanto aos objetivos da empresa, e as tomadas de ações dos setores podem ser contraditórias e estrategicamente divergentes.

5 – Não Ter um Processo de Vendas Bem Estruturado

Um processo eficaz de vendas guia potenciais clientes ao longo da jornada de compra, aumentando as chances de conversão. A estruturação desse processo deve prever eventuais contratempos, e boas técnicas de persuasão sem ser invasivo. Além disso, ter esse procedimento documentado pode guiar novos funcionários e ser suporte em situações distintas. É importante conter também ações de pós venda, e manutenção de relacionamento com o cliente, para que não seja apenas uma negociação esporádica, mas a adesão de um cliente fiel.

Sem o processo estruturado o esforço de marketing pode ser desperdiçado, pois os leads não são adequadamente nutridos e convertidos em vendas.

Mapear e corrigir esses erros em sua empresa pode fazer uma diferença gigante em seu faturamento e melhorar a reputação da sua marca.

Lembrando que a melhoria contínua é a chave: o mercado está sempre mudando, assim como as tecnologias e as expectativas dos clientes. Portanto, estar sempre aberto a aprender, adaptar e evoluir é crucial para manter sua empresa competitiva e lucrativa.

Assine nossa newsletter!