Desvendando o Segredo: Como os Dados Podem Transformar seu Marketing!

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins

Formada em Publicidade e Propaganda; MBA Marketing Branding e Growth

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins

Formada em Publicidade e Propaganda; MBA Marketing Branding e Growth

Você já deve ter ouvido sobre a tal da análise de dados, ou lido sobre alguma polêmica de vazamento de dados em grandes empresas como Facebook e Uber. Mas afinal, você sabe o que são esses dados e qual a importância que eles têm?

Vamos aos conceitos

Os dados nada mais são que as informações de cada indivíduo. Seu nome, telefone, idade, sua cidade, seu gosto pessoal, interesses, últimas compras etc.

A análise de dados é um conjunto de métodos e técnicas, feitas com ferramentas específicas, que traduzem esses números dos dados em informações sólidas que podem ser utilizadas para embasar a estratégia do seu negócio.

             Uma empresa ao realizar a análise dos dados de todos os seus clientes acaba mapeando o comportamento do seu público. Logo, o processo é capaz de transformar um banco de dados, com informações soltas e desestruturadas em relatórios que podem significar oportunidades reais de crescimento empresarial.

Mas esse processo não é utilizado apenas no mundo corporativo, hoje a análise de dados está presente na ciência, saúde, meio ambiente, finanças e até na astronomia, como foi apresentado pela revista Forbes em 2019. Nessa matéria foi instalado o jargão “os dados são o novo petróleo”, mostrando o valor que essas informações tem perante ao mercado hoje.      

Formatos e Etapas

Os diferentes formatos de análises são capazes de avaliar o presente, o passado e o futuro. Os tipos mais comuns de análises:

  • Análise preditiva – auxilia na previsão de perspectivas futuras;
  • Análise prescritiva – busca averiguar as consequências das ações, visualizando com o caminho a ser seguido para alcançar uma meta;
  • Análise descritiva – emite o detalhamento de um evento ou ação em tempo real;
  • Análise diagnóstica – busca compreender as causas, respondendo perguntas de “por que?” e “como?”

De modo prático, algumas informações que a análise de dados pode te oferecer:

  • Previsibilidade de mercado: Uma pesquisa de mercado feita com análise de dados é muito mais completa. Um relatório detalhado sobre a concorrência, fornecedores, colaboradores e clientes te possibilita uma visão mais ampla de como estruturar o seu negócio;
  • Compreensão das necessidades do cliente: A análise a partir da jornada de compra de seus clientes anteriores pode deixar muito claro onde estão os pontos fortes e fracos de sua marca, te dando a oportunidade de saber como atender melhor o seu público;
  • Maior precisão e menos risco: Ao utilizar uma análise preditiva ou prescritiva, por exemplo, é possível modelar uma previsão de resultados a partir de uma tomada de ação;
  • Redução de custos:  Analisar detalhadamente suas campanhas anteriores permite que você perceba quais investimentos  deram melhor retorno, e quais não foram tão proveitosos, propiciando uma concentração de recursos naquilo que você sabe que dará certo. Além disso, decisões mais assertivas contribuem para que não haja desperdício de recursos.

Para o marketing, todas essas informações possibilitam as campanhas serem muito mais certeiras e lucrativas. Se você tem informações como qual produto serve exatamente para cada tipo de público, ou em que horário a sua clientela está mais propícia a comprar, você toma decisões muito mais efetivas, qual produto apresentar para cada segmentação de público e em que horário será mostrado seu anúncio para cada comprador.

             De maneira mais aprofundada, as análises podem traçar o perfil comportamental do seu público. Você identifica se seu público é mais descontraído, mais sentimental, mais ativista etc, quais são as coisas as quais ele se interessa e se importa, quais são suas dores e desejos. A partir daí pode montar o tom de voz da sua marca, planejar as estratégias de suas campanhas falando exatamente a mesma língua da sua clientela. O relacionamento está garantido, e seu marketing será muito mais efetivo.

A gente bem sabe que esse tema é um tanto complexo, mas se você ficou curioso quanto ao vasto mundo dos dados sugerimos esse Ted Talk de Kenneth Cukier, editor de dados do The Economist. Os 15 minutinhos dessa palestra científica insana vão explodir a sua mente.

Assine nossa newsletter!