Tendências do Marketing para 2024

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins

Formada em Publicidade e Propaganda; MBA Marketing Branding e Growth

Ana Paula Martins
Ana Paula Martins

Formada em Publicidade e Propaganda; MBA Marketing Branding e Growth

Chegamos ao fim de mais um ano. E que ano foi 2023 para o mundo do marketing e tecnologia!

Tivemos o lançamento do Google Analytics 4, reforçando a importância da análise de dados para o marketing e para os negócios, como falamos em nosso penúltimo blog; a supremacia dos vídeo curtinhos em quase todas as plataformas; a popularização do TikTok Ads; As tendências que dominaram as redes, como o Barbiecore; e o crescimento frenético da Inteligência Artificial, inclusive a popularização do ChatGPT.

             Olhar para esses acontecimentos ao longo do ano que passou pode ser um bom indício de quais as tendências para o mundo do Marketing em 2024. Acompanhar as previsões pode te deixar à frente da concorrência, e você já pode se preparar para as adaptações que o mercado vai exigir. Acreditamos que esses 6 temas estarão entre as tendências do Marketing no ano que vem:

Inteligência Artificial  

Não tem como fugir, a inteligência artificial já é uma realidade, e vem se desenvolvendo cada vez mais. Há muitas especulações de como essa inteligência será aplicada, mas o aumento de produtividade e auxílio no processo criativo tem sido a maior função da ferramenta para quem trabalha com marketing. No Panorama de Marketing de 2023, realizado pela RD Station, foi apresentado que 59% dos profissionais da área já usam o ChatGPT em suas rotinas.

Tomar conhecimento da ferramenta e entender como empregá-la no seu dia a dia, pode te economizar tempo, gerar boas ideias e facilitar os processos.

Valores culturais

Um relatório elaborado pela empresa Kantar, especializada em dados, insights e consultoria, apontou que 80% dos consumidores globais dizem estar dispostos a comprar de marcas e empresas que apoiam causas relevantes. Isso reforça o que sempre falamos aqui, os consumidores querem ir além de apenas comprar os produtos, querem conexão com marcas que tenham os mesmos valores que eles.

Essa tendência também serve para as empresas ficarem atentas as questões importantes para a sociedade de maneira geral. Realizar iniciativas que envolvam os valores culturais e sociais farão sua marca ganhar destaque e adesão do público em 2024.

A Heineken é um grande exemplo disso. Apesar de seu produto principal ser cerveja, em suas propagandas faz um forte apelo contra misturar álcool e direção, mostrando o quanto valorizar a vida é importante para a marca. Confira essa propaganda emocionante feita aqui no Brasil.

Branding como foco do marketing

Muito atrelado ao tema anterior, o Branding tem ganhado espaço nas estratégias empresariais. Isso porque, o público tem buscado uma conexão com as marcas que consomem. Um movimento muito forte da geração Z é dar significado a todas as suas ações, inclusive na hora das compras. Comprar produtos de marcas que valorizam a diversidade, o cuidado com o meio ambiente, o respeito e a tolerância, ou tantos outros valores humanos, por exemplo, são preceitos básicos.

Para tanto, a empresa precisa saber comunicar esses valores. Uma marca forte, que tem muito claro qual o seu propósito e o que defende consegue se conectar ao seu público, e se tornar cada vez mais relevante. É isso que o branding faz.

Antes se acreditava que esse segmento do marketing era apenas para grandes empresas, e que o seu impacto se dava apenas no longo prazo. A realidade já é outra, as pequenas empresas devem se preocupar em fazer seu nome em suas cidades e regiões, o fortalecimento de marca é nitidamente um aliado na hora das conversões de vendas diretas.

Influência do mundo real e microinfluencers

Esqueça essa história de campanhas super produzidas cheias de efeitos especiais. As campanhas humanizadas e mais próximas da realidade, têm se mostrado muito efetivas, porque gera identificação e acaba conquistando o público.

Fazer parcerias com microinfluenciadores locais é uma boa forma de gerar conteúdo humanizado e realista, gerando conexão com seus compradores, e com a pequena comunidade já existente desses microinfluencers.

Utilizar o feedback de seus clientes reais também pode ser uma ótima opção de fomentar esses conteúdos realistas. Incentive eles a mandarem fotos, vídeos e comentarem o que acharam sobre seu produto ou serviço e use isso como parte do seu material de marketing.

Veja esse exemplo da Simple Organic, uma gigante de cosméticos brasileira.

Inteligência de dados

Em nosso penúltimo blog, falamos um pouco sobre os dados e o quanto eles podem auxiliar na hora de montar a estratégia do seu negócio. Assim como a inteligência artificial, a análise de dados, suas técnicas e ferramentas, tem evoluído a cada ano, trazendo informações cada vez mais precisas.

Mais do que extrair todas essas informações, saber traduzi-las e aplicá-las é fundamental. Investir em uma equipe que saiba manusear essas ferramentas e dados pode ser um grande trunfo a se apostar em 2024.

Outros canais de marketing

Quando falamos em marketing digital, é comum relacionarmos diretamente com as mídias sociais. Mas com as plataformas como Instagram e TikTok ficando cada dia mais concorridas, outros meios têm surgido como boas alternativas para veicular as campanhas.

O e-mail marketing, por exemplo, cresceu muito em 2023, e a tendência é continuar em 2024.  Além de você conseguir apresentar ao seu público um conteúdo riquíssimo, gerando credibilidade a sua marca e relacionamento com seus clientes, você ainda consegue estimular as vendas diretas.

Além dos e-mails o WhatsApp segue sendo um ótimo canal de vendas e os blogs vem retomando espaço no cenário digital. No Panorama de Marketing de 2023, da RD Station, esses foram os canais mais utilizados nesse ano:

             Se você quiser aplicar essas tendências nas suas estratégias para o próximo ano, mas ainda não sabe como, entre em contato conosco que te ajudamos nessa jornada! 

Assine nossa newsletter!